subscrever: bloglovin

Lenços Dia dos Namorados

0 comentários

Olá,
já por aqui não passava algum tempo, e o motivo é sempre o mesmo alguma preguiça e nada de muitas novidades para vos mostrar. Cá em casa temos tido muitos problemas por causa da chuva, é humidade por todo lado em especial no meu cantinho que já fiz imensas alterações e queria mostrar vos mas não está em condições de ser fotografado porque assim que venha o bom tempo vai ter de sofrer obras para corrigir tanta infiltração de água.

Contudo não posso deixar aqui este meu cantinho virtual ao abandono só porque não tenho feito grandes coisas e decidi trazer vos com um ano de atraso hehehehe umas fotos de uns lencinhos do Dia dos Namorados.
A propósito destes lenços e das fotos fui pesquisar para saber um pouco mais sobre a origem e olhem o que descobri:

O lenço dos namorados é um lenço fabricado a partir de um pano de linho fino ou de lenço de algodão, bordado com motivos variados. É uma peça de artesanato e vestuário típico do Minho, sendo usado por mulheres com idade de casar.

Era hábito a rapariga apaixonada bordar o seu lenço e entregá-lo ao seu amado quando este se fosse ausentar. Nos lenços poderiam ter bordados versos, para além de vários desenhos, alguns padronizados, tendo simbologias próprias.

Era usado como ritual de conquista. Depois de confeccionado, o lenço acabaria por chegar à posse do homem amado, que o passaria a usar em público como modo de mostrar que tinha dado início a uma relação. Se o namorado (também chamado de conversado) não usasse o lenço publicamente era sinal que tinha decidido não dar início a ligação amorosa.

É engraçado e interessante como certas tradições se renovam e são resgatadas ao longo de gerações, e esta é uma delas, pois varias marcas a tem adaptado aos seus artigos, como louça, jóias, vestuário entre outros.

Estas fotos que vos deixo estavam em exposição aqui na câmara municipal de onde vivo por altura do Dia dos Namorados o ano passado. Os lenços foram feitos por crianças   das escolas primarias do concelho com ajuda dos pais (penso eu) e por isso merecem todo o mérito pois estão muito bonitos e perfeitinhos, espero que gostem.

Lenços Dia dos NamoradosGostei especialmente deste, ou não fosse eu uma mãe babada, de um rapazinho 🙂
Lenços Dia dos Namorados

Lenços Dia dos Namorados

Lenços Dia dos Namorados

Lenços Dia dos Namorados

(Visited 261 times, 1 visits today)

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.