subscrever: bloglovin

Entrevista a Silvia Shigueo

1 comentário

Continuando as publicações das entrevistas, hoje proponho vos ficarem a conhecer a Silvia Shigueo. Tenho a certeza que já muita gente a conhece e por isso terá curiosidade em saber um pouco mais sobre ela. Para quem não conhece aqui fica a oportunidade. Entrevista a Silvia Shigueo

A Silvia tem 42 anos e mora no Brasil, em Curitiba. Ela é uma bordadeira de Ponto Cruz e costureira (entre outras coisas), perfeita!
Adoro os seus trabalhos e a forma como ela os apresenta às seguidoras da sua página.
“Conheci-a” porque bordou um gráfico que publiquei aqui n’A Minha Esfera e a partir daí fiquei seguidora do seu trabalho.

Entrevista a Silvia Shigueo

1- Quando e por que começou a bordar?
Comecei a bordar em 1997. Vi uma senhora bordando flores em uma toalha de mesa e achei lindo. Não quis perguntar nada (sempre fui autodidata).

2- Como você aprendeu?
Procurei um armarinho, comprei uma revista e o material básico e segui as instruções nas últimas páginas da revista para fazer os primeiros pontos. Comecei fazendo peças para o meu enxoval e não parei mais. Já bordei para família e amigos, já bordei para doar para bazares de igreja, já bordei para vender, mas hoje bordo basicamente por hobby.

3- Como selecciona os seus bordados?

Procuro gráficos que me desafiem. O resultado final que provoque assombro. Tenho predilecção pelo estilo Country Americano, porém também gosto de riscos modernos, alegres, coloridos. Fujo do lugar-comum. Aquela peça que todo mundo tem, por exemplo. Não gosto. Se for preciso usar um tema que está na moda, pelo menos procuro trazer algo inusitado. Não importa o grau de dificuldade. Entrevista a Silvia Shigueo
Já bordei quadros elaboradíssimos, e confesso que são os mais divertidos de se fazer e de se olhar. O simples também tem vez, desde que combine com o projeto e a peça. Muitas vezes o simples traz um resultado encantador, mas só chegamos a esse resultado com bastante trabalho e criatividade, então simples não quer dizer mais fácil. Meu tipo de projeto preferido são os quadros. Já bordei muitos e tenho vários na wish-list…

Entrevista a Silvia Shigueo
4 – Em que tipo de materiais borda?(só etamine ou outros?)
Bordo basicamente em etamine. Também uso cânhamo e tecido de sacaria, dependendo do projecto. Já bordei em tecidos de fios não-contáveis (camisetas), usando a técnica da etamine desfiado.

5- Para além do Ponto cruz você sabe mais algum tipo de artesanato ou bordado?
Faço bordado livre, vagonite, crochê, pintura em madeira e decoupagem. Mas 90% do meu trabalho ainda é com o ponto cruz.

Entrevista a Silvia Shigueo
6- Existe alguma outra técnica têxtil que você gostaria de aprender além de ponto cruz?
Não tenho nenhuma técnica que ainda gostaria de aprender. Já experimentei todas as técnicas que tive vontade, algumas eu gostei e incorporei na minha rotina, outras eu não gostei e descartei. No momento, sinto necessidade apenas de melhorar minha habilidade na costura à máquina, gostaria muito de saber mais.

Para seguir a Silvia nas redes sociais aqui ficam os perfis todos:

Página do Facebook – https://www.facebook.com/SilviaShigueo II Só PontoCruz/
https://www.facebook.com/horaslivrespontocruz

Perfil do Pinterest – https://br.pinterest.com/silviapontocruz/

Agora quero toda a gente a ir lá e dar um Like nas páginas porque tenho certeza absoluta que vão adorar!

Entrevista a Silvia Shigueo
  1. Silvia Shigueo says:

    Um grande beijo… S2

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.