subscrever: bloglovin

5 Super Dicas De Costura

0 comentários

 

5 Super Dicas De Costura
Para quem está agora a começar a dar os primeiros passos no mundo da costura criativa, o inicio pode ser bem difícil. Pois existe um mar de informação e vontade de querer aprender tudo e isso por vezes só nos baralha ainda mais. Por isso eu que também não percebo nada de costura decidi trazer vos 5 Super dicas de Costura com o objectivo de vos ajudar  neste começo. E no fundo vou aprender também!, fiquem até ao fim do post e confiram o que vos trouxe…

 

1- Como escolher a agulha ideal para cada tipo de tecido

Normalmente, os tamanhos das agulhas são classificados como Europeu e Americano e vêm escritos na haste da agulha (ex.: 90/14, conforme tabela abaixo é indicada para tecidos pesados como o veludo cotelê)

partes-da-agulha-de-costura tamanho-da-agulha-de-costura-para-cada-tipo-de-tecido

A tabela abaixo mostra exactamente o tamanho ideal de agulha para cada tipo de tecido:

Eurpoeu Americano Tipo de tecido Exemplo
60 8 Leve Seda fina
65 9 Leve Renda
70 10 Leve / médio Crepe fino
75 11 Médio Cambraia
80 12 Médio / pesado Algodão
90 14 Pesado Veludo-cotelê
100 16/18 Pesado / Muito pesado Brim grosso / Jeans
120 19 Muito pesado Lona

Seguindo esta tabela,não tem como errar na hora de escolher a agulha.

2 – Como escolher o tecido certo para cada tipo de projecto

5 Super Dicas De Costura

A escolha do tecido para a elaboração de determinada peça é uma parte muito importante do processo de costura. Quando um tecido é mal escolhido o resultado final não terá o aspecto adequado e bonito que se espera. À que ter em conta também o tipo de projecto que se pretende fazer e no caso de vestuário em que estação do ano irá ser usado.
Não dá para usar lã numa t-shirt por exemplo 😀
O tecido mais fácil de encontrar em lojas é o tecido de algodão, que possui preço acessível e estampagens variadas. É mais indicado para roupas leves e simples de verão. Neste seguimento encontramos as malhas que servem para fazer desde pijamas a roupas do dia-a-dia, garantindo muito conforto, tudo por causa da leveza do tecido.
Para Inverno é melhor investir em tecidos de lá ou que ofereçam protecção térmica. Lã é óptima para casacos e camisolas.

tecidos com elastano, como jeans, cetim e outros, são óptimos para peças com modelagem ajustadas ao corpo. O elastano, também conhecido como strech, tem alta elasticidade, por isso é o melhor tipo para quem quer um bom caimento em peças justas.

Opte por cetim sem elastano em caso de querer fazer vestidos mais soltinhos no corpo e cetim com elastano para vestidos justos.

Seda, crepe e renda,  são opções para roupas mais sofisticadas.

3 – Como escolher a linha ideal

Na hora de escolher que tipo de linha vamos usar temos de ter em conta que existem linhas com diferentes qualidade e para diversos fins e que o resultado final dependerá da escolha certa da linha. Mas para o post não ficar demasiado longo e porque está muito bem explicado vejam aqui no site da Singer Porto a explicação perfeita para vos ajudar na hora de escolher.

4- Quais os materais necessários para começar

Tesouras-  uma para papel e outra para tecidos. Nunca se deve usar a mesma para duas funções.Compre as suas e guarde-as para que ninguém as possa usar e acabe cometendo esse erro.

Tesoura de Costura / Alfaiate

Tesoura de Papel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abridor de casas – a função dele é abrir casas para botões mas toda a gente o usa para desmanchar costuras, e acreditem é muito bom nisso.

Alfinetes – nunca são de mais. Existem os simples e os com bolinhas na cabeça que são os preferidos de toda gente.

Bobina- para cada tipo de máquina uma bobina. Alta ou baixa, depende o modelo. Não, ainda não inventaram a máquina que funciona com os dois tipos de bobina. Leia o manual da sua máquina e veja qual é o modelo da sua. Na duvida, leve uma até a loja para comprar outra. E uma bobina não é suficiente. Se você vai trabalhar com várias cores, compre várias bobinas, não precisa ser a de metal, as de plástico são muito boas e bem mais baratas, compre várias!

5- Manter os materiais sempre organizados

Esta nem preciso de explicar nada, não é??!! Não há nada mais chato do que a meio de um trabalho ter de parar tudo porque não sabe onde está algo que precisa. Isso não acontecerá se mantiver os seus materiais sempre organizados. Basta abrir o pinterest e procura pelo temo que encontra um mar de ideias  no entanto trouxe-vos uma que me pareceu muito boa, barata e fácil de manter a organização.

Como manter as bobinas/carreteis organizados:

5 Super Dicas De Costura

E pronto espero que tenham gostado e que vos sejam úteis as dicas de costura que vos trouxe. Comentem e digam-me se quiserem que traga mais.

Para fazer este post recolhi fotos e ideias do blog fantástico Loja Singer Porto. Não deixem de visitar encontrarão centenas de publicações super úteis e lindas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.