subscrever: bloglovin

O grande livro da costura!

0 comentários

Depois de mais uma das minhas já habituais ausências, hoje decidi voltar.
Os motivos da ausência são os do costume, muito trabalho cansaço e bla bla bla que não interessa a ninguém mas enfim, justifico me na tentativa de me sentir menos culpada por ter ficado tanto tempo sem  vir cá.

Já disse aqui antes que tenho adoração por livros (culpa do meu adorado avô também do maridão). Por isso quando vejo livros a serem estragados ou abandonados numa caixa num sotão recôndito fico pior que estragada, às vezes ainda os salvo outras vezes não posso fazer nada.

Um desses exemplos foi o famoso livro “O Grande Livro da Costura”, não há que não tenha ouvido falar dele.
Há uns anos atrás numas arrumações no sotão dos meus sogros lá estava ele em bom estado mas a deteriorar-se. Ainda pedi para ficar com ele mas nada, deram desculpas para negarem,porque tinha um valor muito grande e porque o usavam, a verdade é que o livro por lá continuou e por lá ainda deve andar.

Então por causa de me ter lembrado disto, e devido ao facto de quando fiz post aqui  ter recebido muitos comentários de meninas a pedirem ajuda e dicas, embora eu seja uma iniciante decidi deixar-vos aqui um link que tem o livro para fazerem download e assim vos ajudar, pois tem dicas muito úteis.

Clicar sobre a imagem para iniciar o download e seguir as instruções.

O Grande Livro da Costura

 


Os problemas mais comuns na costura à máquina

28 comentários

Os problemas mais comuns na costura à máquinaOs problemas mais comuns na costura à máquina

“O post de hoje é dedicado a aqueles que estão dando os primeiros passos no mundo maravilhoso das costurices à máquina!

Imagine a cena. Você chega toda animada com os materiais para um novo projeto, senta na máquina e do nada…. ela se rebela. Não quer te obedecer de jeito nenhum. Trava, embola a linha, faz pontos horríveis. Bate a vontade de chorar, desligar a máquina e ir fazer outra coisa. Nãaaaaao faça isso. Te digo que a maioria dos problemas tem simples solução. Às vezes basta repassar a linha. Outras, respirar fundo e (re)ler o manual (eu sei é chato, eu detesto) para resolver o imbróglio costureiro.

Por isso criei uma lista dos cinco problemas mais comuns, para você conseguir resolver sem ter que abrir o manual. Lembre-se que tudo é uma questão de costume e experiência com a sua nova maquininha. Conforme vocês forem convivendo certeza que irão se tornar amigas. Daquelas íntimas, daquelas que só de ouvir um barulho estranhos outra já sabe na hora qual é o problema.

Mas enquanto esta intimidade não chega eu te dou alguma dicas para melhorar o relacionamento:

POnto_embolado_atras

1) Pontos irregulares e linha embolada no verso

Este problema é super comum!  E escreva o que estou dizendo: noventa por cento dos problemas das costureiras novatas são devido a linha mal passada na máquina ou na bobina. Eu mesma no início, sofri muito com a passagem e linha.

Quando o ponto fica embolado no verso do tecido, geralmente o problema está na passagem da linha na parte de cima da máquina.  Para resolver retire a linha e passe novamente desde o retrós, não esquecendo de nenhum ponto de passagem.

 

IMG_8401 copy

2) Pontos irregulares na frente

Quando os pontos ficam irregulares ou embolados na frente geralmente o problema está na passagem da linha ou encaixe da bobina (parte de baixo). Cheque se sua bobina está encaixada correctamente.

bobina

Na minha máquina (bobina com encaixe frontal) a bobina deverá sempre ser colocada na caixa com a linha se desenrolando no sentido horário. A linha fica firme, ao segurar a linha dentro da caixa de bobina ela deve sustentar e não desenrolar. Veja como é a colocação correta na sua máquina.

IMG_8394 copy

3) Pontos irregulares muito soltos ou muito apertados (mas não chegam a embolar)

Para resolver, isso ajuste a tensão do ponto.

IMG_8375

Toda máquina tem um regulador de tensão, na minha fica na parte superior esquerda e tem números de 0 a 9. O número 5 é a tensão padrão e serve para a maioria dos pontos. Mas dependendo do tipo de tecido que estiver costurando e o ponto você pode ter que ajustá-la. Caso queira diminuir a tensão abaixe de 4 a 0. Para aumentar aumente de 6 a 9.  Antes de começar a costurar a peça pra valer teste sempre os pontos e ajuste a tensão num retalhinho extra.

O ponto  com boa tensão é fluído e bem distribuído tanto na frente como atrás. Ele não enruga o tecido.

 

4) Máquina fazendo um barulho estranho ao costurar, falha o ponto e ou emperra

O barulho pode ser causado por vários motivos.

a) Verifique se a sua AGULHA

– Não está torta ou danificada

– Está colocada correctamente no prendedor de agulha

– É de numeração apropriada para o tecido que está costurando

b) Verifique se a sua MÁQUINA ESTÁ LIMPA E LUBRIFICADA

Para limpar e lubrificar a maquina siga os passos a seguir:

 

IMG_8380
IMG_8381_seta
IMG_8382
Os problemas mais comuns na costura à máquina
IMG_8384_seta
IMG_8386-seta
IMG_8387_seta

– Antes de tudo desligue a máquina e levante a agulha.

– Deite a máquina na mesa e abra o compartimento da bobina. É bem mais fácil!

– Abra as duas travas que seguram a lançadeira

– Retire as duas peças que ficam aí, a lançadeira e sua cobertura

-Com uma escovinha, limpe a lançadeira retirando poeira e restos de linha

-Coloque tudo de volta alinhando com o pino da parte inferios.

-Pingue uma gota de óleo no pino central (use sempre óleo próprio para máquina de costura)

-Feche as duas travas laterais

Ta-dá!

 

IMG_8399

5) Agulha quebrando ou furando demais o tecido

O problema pode ser a própria agulha. Se a agulha está furando demais ou de menos cheque se está usando a agulha certa para o tipo de tecido que está costurando. Recomenda-se trocar de agulha a cada 12 horas de costura ou 6 horas quiltando, para garantir que a ponta esteja afiada. Cheque também se a agulha está devidamente encaixada e presa firmemente no suporte de agulha. Lembre-se que ela deve sempre ficar com a parte chata da haste virada para trás.

 

Espero que estas cinco dicas tenham ajudado as costureiras de primeira viagem. Conforme você for ganhando prática e se acostumando com a máquina vai ficando cada vez mais fácil solucionar probleminha técnicos que venham a acontecer no seu dia a dia costureiro.”

Meninas este texto foi totalmente “roubartilhado” do site Super Ziper (que adoro!) porque está muito mas mesmo muito bem elaborado e é muito útil.

Guardar


Oh não Oh não o Pin da Semana!?

0 comentários

Oh não Oh não o Pin da Semana!?
Então não é que andava eu toda descansadinha, entretida com as minhas maluquices e invenções e  não é que quando me lembro que hoje é sábado  veio logo de seguida à memória que ontem que foi sexta e não fiz o Pin da Semana. Falha grosseira mas redimível.

O pin desta semana é optimo para pessoas que são iniciantes, mostra na perfeição passo a passo como costurar um fecho/zip. Eu tinha essa duvida e assim que vi este tutorial não podia deixar de fazer pin, pois sei que não sou a única com esta duvida.

O imagem e tutorial foram originalmente publicados no site Make It and Love It não deixem de conhecer.

Oh não Oh não o Pin da Semana