subscrever: bloglovin

Saiba como medir o tamanho real do seu bordado

0 comentários

{ Escolha do tecido/trama x tamanho do bordado } Saiba como medir o tamanho real do seu bordado

Quando você começa a bordar é normal querer fazer várias coisas, como toalhas, panos de prato, almofadas, enfeites e afins, mas se esquece que tudo vai depender do tamanho do desenho que quer e isso influencia no tecido escolhido e, consequentemente, na contagem e cálculos necessários para isso.

Para que não aconteça nenhum desastre ou gastos de tempo e recursos seus, segue abaixo um cálculo que vai ajudá-la a transformar pontos em centímetros e saber qual o tamanho real final do seu bordado.

CÁLCULO: Saiba como medir o tamanho real do seu bordado

Divida a largura e a altura do motivo (medida em pontos, que estão sempre ao lado de cada gráfico) pelo número de pontos da trama do tecido escolhido.

Largura do motivo: 9 pontos

Altura do motivo: 8 pontos

Tecido: 4 pontos por centímetro (mede-se a trama com fita métrica)

Cálculo: 9 ÷ 4 = 2,25 cm | 8 ÷ 4 = 2 cm

Resultado: 2,25 x 2 cm

Para cada bordado é preciso fazer o cálculo, já que o tamanho muda conforme a trama de cada tecido. Mas se você não quer perder tempo com cálculos, use a tabela abaixo. Nesta tabela vai encontrar as medidas em centímetros em vários tecidos. Basta cruzar as medidas.

TABELA:

Trama do tecido (pontos por cm): com uma fita métrica, conte quantos fios por centímetro tem o tecido escolhido. Ex.: 4

Medida do motivo em pontos: localize na coluna da tabela a medida que você encontra ao lado do gráfico. Ex.: 9 pontos de largura e 8 pontos de altura

Medida final do motivo em centímetros. Nesta célula você encontra, em centímetros, a medida em pontos. Ex.: 2,5 cm de largura e 2 cm de altura

Neste exemplo, se temos um motivo com trama de tecido 4 e com a medida do motivo sendo 9×8 pontos, a medida em centímetros no bordado real será de 2,5x2cm.

Saiba como medir o tamanho real do seu bordado

Saiba como medir o tamanho real do seu bordado

 

*Para medidas acima de 100 pontos (por exemplo 120×120), anote os centímetros da última linha da tabela (25,20,16,5 ou 14,5), volte para o início, percorra a tabela novamente até o número desejado e acrescente os centímetros (5,4, 3,5 ou 3) à medida anterior e some as duas medidas finais.





Este post foi transcrito aqui para o blog, mas não é originalmente meu. Eu copiei o na integra com o objectivo de o partilhar, pois acredito que ele possa ser muito útil.

O local original onde  o encontrei foi neste blog : Faz Cruz e Ponto , por isso não deixem de visitar e agradecer à menina no post original.


Cozinheiro Bordado em Ponto Cruz

0 comentários

Olá meninas! Cozinheiro Bordado em Ponto Cruz

Quando acabei o meu mini bordado “Segue o teu coração” do Banksy que podem ver aqui, fiquei super motivada para começar outro gráfico. O que aconteceu é que eu deveria ter sido menos ambiciosa. Conheço como ninguém a minha falta de tempo para os bordados e mesmo assim fui escolher um gráfico relativamente grande. Resultado como é óbvio é que  demorei imeeennnssooo tempo para acabar.  Agora que estive 15 dias de férias prometi a mim mesma que o terminaria uma vez que tinha tempo disponível que chegue. Cozinheiro Bordado em Ponto Cruz
Confesso que a pressão do maridão a dizer:- “Estava a ficar tão bonito porque não acabas?”  também ajudou 😀

Posto isto e como fiquei tão babada de ter conseguido acabar venho hoje mostrar vos o resultado.

O gráfico que usei foi este abaixo que já tinha publicado e aqui , aqui  e aqui estão os restantes gráficos deste simpático e alegre cozinheiro…

Cozinheiro Bordado em Ponto Cruz

 

Cozinheiro Bordado em Ponto Cruz

Cozinheiro Bordado em Ponto Cruz

Cozinheiro Bordado em Ponto Cruz

Espero que gostem pois eu adorei o resultado, deixem a vossa opinião e crítica se for o caso..


Como fazer Ponto Cruz com Missangas

4 comentários

Olá meninas,
há algum tempo atrás encontrei um trabalho de  Ponto Cruz no Pinterest com missangas e adorei.
Era uma árvore de Natal e tinha as missangas incorporadas no cruzinha do ponto. Fiquei a pensar: “Como éque nunca me lembrei disto antes, se o resultado é tão bonito”. Como fazer Ponto Cruz com Missangas
O resultado do ponto cruz normalmente já é lindo agora imaginem enriquece lo com estas mini pérolas. Fui então procurar como se fazia, ou quais as melhores formas de fazer e trouxe então para vos mostrar caso tenham interesse.

  • Uma excelente dica é usar missangas que sejam da mesma cor do fio ou o mais próximo possível.

Conforme você sabe o ponto cruz requer dois passos básicos para ser feito, uma “carreirinha” de ida e outra de volta, sendo que em cada uma fazemos metade do ponto.  Posto isto a missanga deve ser adicionada na segunda volta e em seguida fechar o ponto. É necessário fazer isto em cada ponto onde quiser inserir a missanga. Observem o gráfico e irão entender melhor.

Como fazer Ponto Cruz com missangas

Como fazer Ponto Cruz com Missangas

Aqui estão alguns trabalhos lindos que eu vi usando esta técnica, aposto que vos vou deixar rendidas:

Como fazer Ponto Cruz com Missangas Como fazer Ponto Cruz com Missangas

Como fazer Ponto Cruz com Missangas

Este foi o trabalho que me fez interessar e adorar esta técnica.

Se quiserem podem ver também este PAP super bem explicado  e o resultado lindo que a menina do site Story Piece fez.

Como fazer Ponto Cruz com Missangas

Guardar

Guardar


Como fazer Meio Ponto dos gráficos de Ponto Cruz

2 comentários

Há cerca de uma semana no grupo Ponto Cruz – Tudo o que uma artesã precisa em que participo no Facebook fiz uma pergunta às meninas. Para descontrair e saber sobre o que elas menos gostam no Ponto Cruz. Porque apesar de adorarmos existe sempre partes mais chatinhas de fazer ou com as quais temos de lidar. Como fazer Meio Ponto dos gráficos de Ponto Cruz
Eu nem queria acreditar mas uma brincadeira tão simples teve bem perto de 400 comentários. O objectivo era o seguinte completem a frase “eu não gosto de bordar…”

E as respostas foram esmagadoramente as mesmas:  MEIO PONTO
E pronto esta é parte ou a deixa em vocês saem a correr porque se o assunto é esse de Meio Ponto, pelos vistos ninguém está interessada rsrsrs 😀
Mas fiquem prometo que vou tentar ajudar-vos a melhorar o que fazem ou a aprenderem a fazer.

Encontrei este vídeo do “nosso” do nosso deus do bordado Wagner Reis onde ele demonstra na perfeição como fazer.

Mas se mesmo assim ainda ficaram com duvidas aqui está mais um vídeo dele

Pronto vocês gostam mais de explicações gráficas então aqui fica
Como fazer Meio Ponto dos gráficos de Ponto CruzE então acham que já estão prontas para aceitar o desafio de bordar gráficos com meio ponto???

Como fazer Meio Ponto dos gráficos de Ponto Cruz

Segue sempre o teu coração,Banksy e o meu novo trabalhinho

0 comentários

Há já muitos anos atrás, apor volta dos meus  14 anos  descobri o que eram graffitis e adoro. Não os vejo como vandalismo mas sim como arte urbana, e existem alguns tão bonitos.
Por essa altura descobri quem era Banksy e fiquei a gostar ainda mais. As suas pinturas que usam a técnica de stencil são super conhecidas e estão espalhadas por várias cidades do mundo. Mesmo que não saibam identificar o autor aposto que já viram alguma. Segue sempre o teu coração,Banksy e o meu novo trabalhinho
Segue sempre o teu coração,Banksy e o meu novo trabalhinho Segue sempre o teu coração,Banksy e o meu novo trabalhinho  Segue sempre o teu coração,Banksy e o meu novo trabalhinho

Segue sempre o teu coração,Banksy e o meu novo trabalhinhoEsta última então, é um clássico. A versão mais famosa desta foi pintada numa parede junto a uma escada acompanhada da frase “there is always hope”.

A imagem evoca a ideia de que a esperança é essencial, pois dá às pessoas a motivação para continuar na vida apesar de circunstâncias aparentemente tristes. Bansky é habilmente capaz de usar o ambiente miserável em que o trabalho é colocado para retratar desolação durante os tempos difíceis ea possibilidade de felicidade ou satisfação apesar da adversidade. O amor, simbolizado pelo balão, é uma necessidade humana fundamental e deve ser estimado. Banksy também usa a grama verde crescendo ao longo da borda da parede para fornecer contraste e para representar a natureza.(…)” em Stencil Revolution

É algo que tento SEMPRE fazer, seguir o que o meu coração e nunca desistir. Por vezes é difícil porque por mais que tentamos parece que nada resulta. Mas uma hora acontece e somos recompensados por tanta luta.
Por isso assim que vi este mini bordado em ponto cruz, decidi imediatamente fazê-lo para colocar na minha mesinha de cabeceira. Assim sempre que acordar penso que nunca posso desistir do que quero e que está na hora de ir fazer pelos meus sonhos. E tenho tantos …..

Segue sempre o teu coração,Banksy e o meu novo trabalhinho



Mais informações sobre Banksy aqui.

Segue sempre o teu coração,Banksy e o meu novo trabalhinho