subscrever: bloglovin

O grande livro da costura!

2 comentários

Depois de mais uma das minhas já habituais ausências, hoje decidi voltar.
Os motivos da ausência são os do costume, muito trabalho cansaço e bla bla bla que não interessa a ninguém mas enfim, justifico me na tentativa de me sentir menos culpada por ter ficado tanto tempo sem  vir cá.

Já disse aqui antes que tenho adoração por livros (culpa do meu adorado avô também do maridão). Por isso quando vejo livros a serem estragados ou abandonados numa caixa num sotão recôndito fico pior que estragada, às vezes ainda os salvo outras vezes não posso fazer nada.

Um desses exemplos foi o famoso livro “O Grande Livro da Costura”, não há que não tenha ouvido falar dele.
Há uns anos atrás numas arrumações no sotão dos meus sogros lá estava ele em bom estado mas a deteriorar-se. Ainda pedi para ficar com ele mas nada, deram desculpas para negarem,porque tinha um valor muito grande e porque o usavam, a verdade é que o livro por lá continuou e por lá ainda deve andar.

Então por causa de me ter lembrado disto, e devido ao facto de quando fiz post aqui  ter recebido muitos comentários de meninas a pedirem ajuda e dicas, embora eu seja uma iniciante decidi deixar-vos aqui um link que tem o livro para fazerem download e assim vos ajudar, pois tem dicas muito úteis.

Clicar sobre a imagem para iniciar o download e seguir as instruções.

O Grande Livro da Costura

 


Dicas para bordar

1 comentário

Olá,
recordo me perfeitamente que nos primeiros dias que decidi que ia aprender a bordar ponto cruz, pesquisei em tudo o que era blog e site sobre o assunto dicas para bordar, até imprimi e tudo num papel que guardei até hoje e como sei que às vezes o que é mais básico e parece mais óbvio nem sempre é do que nos recordamos aqui ficam umas dicas que fazem toda a diferença na hora de bordar:

  1. Lave sempre as mãos antes de bordar, isso permitirá um trabalho limpo.
  2. Use uma boa iluminação para bordar, de preferência use luz fluorescente.
  3. Borde em acentos confortáveis para não prejudicar a coluna.
  4. Coloque uma almofada no colo para aproximar o bordado.
  5. Se você quiser que a linha não dobre ao puxar do ponto, passe uma esponja húmida do começo ao fim da linha.
  6. Passe sempre um alinhavo no tecido que cortou, evitando desfiar.
  7. Todos os pontos deveram estar para o mesmo lado.
  8. Se está a começar a sua aprendizagem no ponto cruz, opte por gráficos simples e menos trabalhosos, rapidamente estará treinada para os gráficos mais complexos.
  9. Combine as cores da linha com as do tecido é harmonioso e fundamental.
  10. Ao terminar um trabalho sempre lave, passe à ferro e engome. Ficará lindo!
  11. Quando aplicar seus bordados use tecidos que não desbotam.
  12. Para bordar com fio metalizado humedeça-o numa esponja qualquer, para facilitar o uso.
  13. Se não quiser ou não souber fazer 1/4 ou 3/4 de ponto, basta deixar de bordar os quadradinhos com um triângulo colorido que aparecem em certos gráficos mais elaborados e por fim defina-os com ponto atrás (contornos). Você pode usar esse truque quando quiser para acelerar seu trabalho, mas nunca deixe de praticar os pontos fraccionados, eles são necessários para fazer um lindo trabalho.

Dicas para bordar
Dicas para bordarGráfico bonito e bem simples para iniciarem os vossos bordados!